Há quase 40 anos entrou no ar a Rede Manchete de Televisão, com vinhetas futuristas, superproduções inéditas do cinema, e programas requintados. Impressionou as concorrentes, o mercado e o público, com infraestrutura que a colocava entre as mais modernas e bem equipadas do mundo.
A rede teve a fim precoce e trágico apenas nove meses antes da “virada do milênio”. Anos se passaram e a Manchete retornou em outro momento da história, por isso o grande desafio era se reposicionar no mercado através de uma nova comunicação visual. Moderna, viva, autêntica e com olhar para o futuro. Uma nova marca protagonista para um novo momento.
A Manchete precisava de uma marca viva e moderna sem perder um pouco do passado que marcou gerações. Com isso em mente, a ideia era deixar o conceito presente no logotipo antigo que era juntar todas as áreas de atuação (as rádios AM e FM, a editora, a gráfica e a televisão) em um símbolo. Os icônicos círculos foram mantidos e a partir deles o símbolo foi criado.
A partir disso, escolhemos uma paleta bem vibrante e dinâmica com um olhar para o futuro criando um universo dinâmico e com personalidade. O novo universo visual é forte, pregnante e sem barreiras com inúmeras possibilidades. Patterns, texturas visuais, formas compõem todo o mundo da nova Manchete.
Projeto realizado e selecionado entre os 6 melhores para o desafio do @marcelokimuradesign na semana do Reset.